top of page
Texto de boas vindas da presidente do V SBDN e I WSND, Profa. Joziana Barçante. Estamos alinhados com os 17 ODS da ONU, com a Agenda 2030, com a OPS/PAHO e com a WHO (OMS).
Captura de Tela 2023-02-11 às 21.31.23.png


Mensagem da Presidente

V Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas
I World Symposium on Neglected Disea
ses

Prezadas e prezados participantes

Com imensa alegria, convido a todos para participarem do V Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas (SBDN) e do I World Symposium on Neglected Diseases (I WSND). Desde sua criação em 2014, o SBDN tem desempenhado um papel fundamental como ponto de encontro para discussões e avanços no entendimento das doenças negligenciadas, incluindo as populações negligenciadas.

Ao longo das edições anteriores, o SBDN expandiu suas fronteiras, abraçando uma variedade de temas relevantes para a Saúde Única, destacando a importância de uma abordagem integrada diante de desafios complexos.

Estamos orgulhosos de apresentar, em 2024, não apenas o V SBDN, mas também o I WSND, em colaboração com instituições renomadas ao redor do mundo. Este evento promete ser um marco significativo em nosso compromisso com a pesquisa, inovação e promoção da saúde global. O tema deste ano, "Reflexões Impostas a partir da Pandemia de COVID-19", não apenas reflete a realidade que enfrentamos, mas também destaca a resiliência e a capacidade de adaptação da comunidade científica diante de desafios sem precedentes.

Junto a especialistas globais, esperamos que as discussões não apenas enriqueçam o conhecimento científico, mas também orientem ações concretas para fortalecer a pesquisa, melhorar a prática clínica e promover a saúde pública. Além disso, neste momento crucial, não podemos ignorar o impacto da pandemia de COVID-19 sobre as doenças negligenciadas. Este simpósio busca não apenas analisar esse impacto, mas também atualizar e qualificar os profissionais da saúde, promover debates sobre políticas de saúde pública e ampliar as discussões sobre questões críticas relacionadas às doenças negligenciadas, em total consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A participação de pesquisadores de diferentes regiões e instituições, aliada à presença de profissionais da saúde e da educação, garantirá uma troca rica de experiências e perspectivas. Acreditamos que, juntos, podemos fazer a diferença na vida das comunidades afetadas por doenças negligenciadas, avançando em direção a um futuro mais saudável e equitativo.

Que este evento seja um catalisador para avanços significativos na pesquisa e no enfrentamento das doenças negligenciadas, reforçando nosso compromisso com a ciência, saúde global e desenvolvimento sustentável.

Nossa equipe está ansiosa para encontrá-los, para juntos darmos o primeiro passo para contribuir com a mudança que desejamos ver no mundo. Acreditamos que nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos. Então, esperamos vocês para compartilharmos o conhecimento científico e apreciarmos juntos um pão de queijo quentinho e um delicioso cafezinho mineiro, em meio às montanhas gerais, num ambiente repleto de prosa e aconchego.

Bora pra Minas? 

Um forte e carinhoso abraço

Joziana Muniz de Paiva Barçante

Presidente do V SBDN e I WSND

Redes Sociais

  • Lattes
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page