SBDN e os 17 ODS
O V SBDN e o I WSND são eventos comprometidos em promover a saúde e o bem-estar por meio da abordagem integral e alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.
Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Nós assumimos a responsabilidade de contribuir para a realização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ao focar em questões de saúde e bem-estar, nosso evento busca ser um catalisador para a mudança positiva, inspirando ações que promovam um mundo mais saudável, equitativo e sustentável para as gerações futuras. Junte-se a nós nessa jornada de transformação!
1. Erradicação da Pobreza (ODS 1):
O Simpósio busca combater a pobreza por meio do acesso equitativo a informações e práticas de saúde, especialmente aquelas relacionadas a doenças negligenciadas que afetam predominantemente populações carentes.
4. Educação de Qualidade (ODS 4):
O evento oferece oportunidades educativas para profissionais da saúde, pesquisadores e estudantes, contribuindo assim para a promoção da educação de qualidade e a capacitação de recursos humanos especializados na área. Além disso é um evento gratuito para profissionais da educação básica pública.
7. Energia Limpa e Acessível (ODS 7):
Ao realizar o Simpósio, estamos comprometidos em adotar práticas sustentáveis, minimizando nosso impacto ambiental e promovendo a conscientização sobre a importância da energia limpa e acessível. A UFLA possui uma usina fotovoltáica e incentiva a utilização de fontes de energia sustentável.
10. Redução das Desigualdades (ODS 10):
Ao focar em doenças negligenciadas, muitas das quais afetam desproporcionalmente populações vulneráveis, o Simpósio contribui diretamente para a redução das desigualdades, buscando garantir que todos tenham acesso igualitário a informações, tratamentos e prevenção.
13. Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13):
Reconhecendo a interconexão entre saúde e mudança climática, o Simpósio busca soluções sustentáveis que contribuam para a mitigação dos impactos negativos da mudança global do clima, promovendo a saúde e a resiliência das comunidades.
16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16):
Ao promover a pesquisa, a educação e a colaboração internacional na área de doenças negligenciadas, o evento contribui para a construção de sociedades mais justas e pacíficas, visando a erradicação de doenças que muitas vezes perpetuam ciclos de pobreza e instabilidade.
2. Fome Zero e Agricultura Sustentável (ODS 2):
Ao abordar doenças negligenciadas, reconhecemos a interligação entre saúde e nutrição. Nosso evento promove discussões sobre estratégias sustentáveis para garantir o acesso a alimentos saudáveis e a prevenção de doenças relacionadas à desnutrição.
5. Igualdade de Gênero (ODS 5):
Reconhecemos as disparidades de gênero na saúde e, portanto, incentivamos a participação igualitária de profissionais e pesquisadores em todas as fases do Simpósio, promovendo a diversidade e a igualdade de oportunidades. Além disso, o evento é presidido por três mulheres que são destaque em suas áreas de atuação.
8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8):
O Simpósio contribui para a promoção do trabalho decente, destacando a importância de investir em pesquisa e inovação na área da saúde, gerando oportunidades de emprego e estimulando o crescimento econômico por meio do desenvolvimento de soluções eficazes para doenças negligenciadas.
11. Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11):
O evento reconhece a importância da saúde em ambientes urbanos e procura abordar as doenças negligenciadas em contextos urbanos, promovendo práticas sustentáveis e melhorando a qualidade de vida em comunidades afetadas.
14. Vida na Água (ODS 14):
Defendemos medidas sustentáveis e as políticas de saneamento e a gestão responsável dos recursos hídricos contribuindo ativamente para o ODS 14 e assegurando a saúde e a sustentabilidade de uma ampla gama de habitats aquáticos.
17. Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17):
O Simpósio destaca a importância da colaboração e parcerias entre setores público e privado, organizações não governamentais, acadêmicos e comunidades, visando a implementação eficaz de soluções para as doenças negligenciadas e a promoção da saúde global.
3. Saúde e Bem-Estar (ODS 3):
O principal foco do Simpósio é a saúde, abordando doenças negligenciadas e buscando soluções inovadoras para melhorar o bem-estar global. Reunimos especialistas para compartilhar conhecimentos e promover a colaboração no desenvolvimento de tratamentos e políticas de saúde eficazes.
6. Água Limpa e Saneamento (ODS 6):
A abordagem de doenças negligenciadas inclui a consideração da relação entre saúde e saneamento. Buscamos soluções que garantam água limpa e saneamento básico como medidas fundamentais para a prevenção e controle de doenças. A UFLA foi a segunda universidade do mundo a receber o selo "Blue University" pela excelência na gestão da água.
9. Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9):
Ao promover a pesquisa e a inovação na área de doenças negligenciadas, o Simpósio está alinhado com a promoção da indústria, inovação e infraestrutura, buscando avanços que beneficiem não apenas a saúde global, mas também promovam o desenvolvimento sustentável.
12. Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12):
Ao abordar questões de saúde e bem-estar, o Simpósio incentiva práticas de consumo e produção responsáveis, promovendo o uso eficiente dos recursos e minimizando os impactos ambientais relacionados à pesquisa e desenvolvimento de tratamentos.
15. Vida Terrestre (ODS 15):
O Simpósio busca abordar doenças negligenciadas com potencial zoonótico, dentro da abordagem de saúde única, promovendo práticas que garantam a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas terrestres.
V SBDN e I WSND
O Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas, ao abordar de forma abrangente as questões relacionadas à saúde global, está comprometido com todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Buscamos não apenas tratar doenças, mas também promover uma abordagem integrada que contribua para a construção de um mundo mais saudável, equitativo e sustentável para as gerações presentes e futuras. Contamos com sua participação para alcançar esses objetivos em conjunto.